Saudações Navegantes!
Após ter assistindo o filme ‘Moana: Um Mar de aventuras’ trinta e uma vezes com a minha filhota e fazermos algumas brincadeiras, tinha que sair algo, e claro que uma adaptação para Fate Acelerado, que na verdade não tem nada demais, e ela bebe bastante da fonte do Jadepunk, e não sei nem se devo chamar de adaptação, mas sim uns apontamentos sobre a obra e uma ideia para se aplicar no Fate Acelerado.
Antes de apresentar as regras dessa proposta, que consistem em transformar as abordagens em profissões, e algumas sugestões de regras para velejar, vou falar um pouco do enredo do filme e dos seus personagens.“As respostas estão no horizonte tão longe, ninguém tentou, mas hoje eu vou” - Moanna
ENREDO
Te Fiti a deusa da criação, criou toda a vida e se tornou uma ilha. E o seu coração uma pequena pedra pounamu, que todos cobiçavam e acreditavam ter o poder da criação, foi roubado pelo semideus Maui para presentear os humanos. Maui possui um anzol mágico que dá o poder de se transformar em outros animais. Em sua vaidade o semideus fazia tudo pelos mortais para ser amado. Após roubar o coração de Te Fiti, ele encontra o Te Ka, um demônio de terra e fogo, que desejava o poder da criação. Do embate com Te Ka, fez com que o anzol de Maui e o Coração de Te Fiti desaparecessem no oceano. Com o sumiço do coração, que dava estabilidade a criação, as ilhas passaram a sofrer com os efeitos do mal se espalhando e alcançando ilha após ilha.
Um milênio mais tarde, enquanto Moana (uma criança) brincava a praia, ela salvou a vida de uma jovem tartaruga. Pelo seu gesto gentil e altruísta o oceano a escolheu para carregar o coração de Te Fiti e restaurar a ordem do mundo. Mas ela é resgata pelo pai, que a vigiava constantemente devido aos seus anseios e atração pelo mar. Tal como sua Avó Tala. Moana, agora uma adolescente tem a responsabilidade de se tornar a próxima chefe da ilha, por insistência do seu pai, mas devido à estreita amizade com sua avó Tala, mantém seu sonho de navegar pelos mares, e enfrentar a proibição ancestral. Mas a pedido dos pais, e pensando no seu povo, ela desiste e aceita o seu ‘destino’ de ser a líder de seu povo.
Mas os males causados pela a desestabilização mundo chegam a sua ilha, os peixes desapareceram das praias da vila, e os cocos estão estragados. Moana insiste em ir além do recife para pegar mais peixes, mas apenas causa a irritação do seu pai, que mais um vez é confrontado pelo desejo da filha de navegar além dos recifes, e enfrentar um tbu ancestral da tribo. Sina (mãe de Moana) confessa que seu pai age assim por causa da perda de seu amigo mais íntimo, quando eles viajaram pelas águas implacáveis uma noite em sua juventude.
Moana tenta navegar para além dos recifes, mas os barcos usados atualmente na tribo não são adequados para as navegações em alto mar, após um acidente ela encontra a sua avó na praia. Tala mostra à Moana uma caverna secreta escondida atrás de uma cachoeira. Dentro estão os barcos à vela que seus antepassados criaram, e descobre a história real do seu povo. Assim, Tala conta que ela foi a escolhida pelo oceano, e então entrega o coração de Te Fiti, e mostrar o que a maldição que se desencadeou com o sumiço do coração está causando as ilhas. Moana procura o seu pai, crendo que tinha encontrado uma solução, mas apenas o consegue irritar mais ainda, e o mesmo decide queimar todos os barcos. Durante a sua discussão com o seu pai, a sua avó cai doente e vem a falecer, mas no seu leito de morte ela incentiva a sua neta velejar pelos mares, encontrar Maui e restaurar o coração de Te Fiti.
O filme tem todos os elementos da jornada do Héroi, o ‘Chamado’, quando o oceano escolhe a criança Moanna e entrega o Coração de Te Fiti, e quando a sua avó a o devolve na adolescência. A ‘Recusa’, quando a mesma por desejo do pai, resolver largar os seus desejos de navegar pelos mares e assumir a sua função como líder da tribo. O ‘Problema’, quando a maldição chega a ilha e começa a afetar a vida da tribo. A ‘Partida’, quando ela decide que tem que partir m busca de Maui e restaurar o Coração de Te Fiti’ e acabar com a maldição. O ‘Auxílio do Sobrenatural, a alma de sua avó que se tornou uma arraia que a acompanha no momento de maior necessidade. A ‘Apoteose’, quando o problema é resolvido e ela reorganiza o caos do mundo, e tem o seu ‘Retorno” onde o Heroi volta modificado ao seu local de partida, e é festejado pelos locais. Mas sente o desejo de partir novamente.
PERSONAGENS
Maui
Como ele mesmo se intitula: Maui, Transmorfo, Semideus da Água e do Ar, Herói do mundo. Maui foi uma criança abandonada pelos humanos no oceano, e que foi adotada pelos deuses, se tornando assim um semideus, na sua jornada para agradar os seres humanos, fez muitas coisas que foram cantadas por eles, e está em suas tatuagens espalhadas pelo corpo. Mas o seu maior erro foi roubar o coração de Te Fiti.
Aspectos: Semideus, abandonado pelo humanos, homem mais forte do mundo, portador do anzol da transformação e guerreiro de muitas batalhas.
Anzol do Maui
O anzol de Maui dá o poder ao semideus de mudar a sua forma, e a mais conhecido é a de um grande falcão que voa pelos oceanos. Após a roubar o Coração de Te Fiti, Maui perdeu o seu anzol, e ficou preso em um ilha até ser encontrado por Moana, e partir em busca do seu querido anzol.
Tamatoa
Um caranguejo gigante que governa o reino dos monstros, com a sua carapaça brilhante impenetrável devido as pedras preciosas incrustradas devido a sua ganancia por coisas preciosas (alguém pensou em Smaug?). Ele deseja mais do que tudo o Coração de Te Fiti, pois acredita que pode ter o poder da criação para si.
Kakamora
Esses coquinhos parecem inofensivos individualmente, mas são piratas perigosos quando atacam em grupo. E também estão em busca do Coração de Te Fiti. Eles atacam com espadas feitas de ossos e zarabatanas com dardos tranquilizantes.
PROFISSÕES
O Fate acelerado tem abordagens (ágil, cuidadoso, esperto, estiloso, poderoso e sorrateiro) onde são distribuídos as pontuações que vão de +0 à +3, que substituem as pericias do Fate Básico. Nessa proposta para o FAE, vamos transformar as abordagens em profissões (tal como acontece no Jadepunk) que desempenharão as funções da vida social da tribo onde o enredo da história se desenrola.
Agricultor (a): responsável por atividades ligadas a terra, como cultivar, cuidar e coletar ervas, frutas e verduras.
Artesão (a): responsável pelos utensílios construídos para a facilidade da vida cotidiana da tribo, como cestos, vasos, lanças, casas e barcos.
Chefe (a); é referente a capacidade de liderança do personagem. Em pequenos grupos e em trabalhos locais. O personagem com maior pontuação nessa profissão, e uma aspecto que indique a sua experiência é o líder da tribo.
Curandeiro (a): conhecedor de ervas, dos males do corpo e do espírito. Faz a mediação entre o mundo dos mortais e dos deuses.
Guerreiro (a): os defensores da tribo, e dos costumes ancestrais, especialista na luta corporal. O jogador que interpretar (representar mesmo, não apenas anunciar que está fazendo) o Haka durante um luta, ganha um ponto de destino automaticamente.
Pescador (a): responsável pela pesca e navegação nas regiões dos recifes. Poucos ainda guardam o conhecimento para a navegação em mar aberto, devido a proibição ancestral de não ultrapassar os recifes. Mas no coração de cada um tem um navegante, que detém todos os conhecimentos necessários para adentrar em mar aberto.
REGRAS PARA NAVEGAÇÃO
“O vento eu domei como eu quis (...) para o povo velejar feliz.” - Maui
Velejar sempre foi uma jornada ao desconhecido para o ser humano. Um ambiente hostil que está fora do seu domínio, por mais que tenha evoluído na tecnologia. Mas os povos das ilhas precisavam velejar, e viveram como nômades de ilha em ilha, até o Coração de Te Fiti ser roubado, e os cosmos está desorganizado, e monstros de todas as espécies preencherem os mares, e afundarem as embarcações, e assim surgiu a proibição ancestral, e os barcos foram escondidos, e esse conhecimento foi se perdendo aos poucos, mas muitos desejam se aventurar.
Em regras de jogo, a navegação passar por dois cenários, o vento a favor, e o vento contrário. Que serão combinadas com três situações (complicadoras ou não) que são: mar calmo, mar agitado e tempestade. Para definir as situações que se encontram o mar em um novo dia, ao amanhecer, ou antes da rolagem de navegação pode ser feito um rolagem de clima.
Rolagem de Clima: O navegador mais experiente grupo pega os quatro dados fate e rola, o resultado da sua rolagem, acrescenta os seu bônus de navegação, O resultado segue de acordo com a tabela abaixo. Um sucesso na rolagem não quer dizer que problemas podem surgir.
Rolagem de clima
Aspectos crescente: o narrador ao invés da rolagem pode optar por aspectos complicadores crescentes, mediante a passagem das horas, dias ou semanas. Podendo gerar complicadores climáticos (tempestade) ou externos (kakamora). Exemplo: mar calmo, com vento contrário; mar calmo, com vento a favor; mar agitado com vento a favor; mar agitado, com vento contrário; tempestade.
Tempestade: não existe navegação em tempestade, e sim sobrevivência. E uma ótima situação para forçar os navegantes a usarem pontos de destino, chegarem a algum lugar remoto, e faze-los a ter muitos sucessos com custos.
Dificuldade de navegação
Moana é um filme especial para mim, não pelas trinta e uma vezes que assisti, mas pelo seu enredo que me facilita a trabalhar a cultura das sociedades de coleta e caça de pequenos animais, onde as mulheres tem um papel fundamental, como intermediárias das relação do ser humano com a natureza, pois a mesma é mais ligada a ela devido ao seu ciclo de vida. Eu já estava com essa ideia a alguns meses, só faltava o impulso de executar, e com a aquisição da trilha sonora (sou viciado em trilhas), que serviu como o motor imóvel para a conclusão desses primeiros apontamentos, e quem sabe futuramente não se torna um adaptação completa. Caso eu volte a mexer nessa ideia, pretendo detalhar as embarcações e suas características. Tenho uma aventura em mente, mas primeiro vou narrar em uma Terça de RPG, amarrar as pontas soltas, e compartilho com os leitores dessa coluna.
Até breve!
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