29 de dez. de 2021

The Last of Us para Fate

Olá, eu sou o Lima, Raphael Lima.

Saudações 4dF+4 leitores que acompanham esse blog inquieto, carinhosamente conhecida por poucos como Pontos de Destino. Inquieta porque sempre tento fazer um planejamento de postagens com temas organizados e desencadeados, mas todas as escritas são guiadas pela minha empolgação em determinados temas e assuntos. E mais uma vez não vou seguir o cronograma, mas por uma boa causa, para voltarmos as adaptações para Fate Básico/Acelerado com o JOGO DO ANO, pelo menos para mim, e estamos falando de The Last of US 2 (Abby Rainha!).

O Mundo de The Last of Us

É um jogo eletrônico de Ação/Aventura e Terror/Sobrevivência, desenvolvido pela Naughty Dog, The Last of Us foi lançado mundialmente no dia 14 de Junho de 2013 para a PlayStation 3. Em The Last of Us, Joel (personagem jogável), o protagonista, tem de percorrer os Estados Unidos num ambiente pós-apocalíptico em 2033, 20 anos após o surto da infecção do fungo Cordyceps. Joel tem como missão escoltar a jovem Ellie até um grupo de resistentes amigáveis, os Vagalumes, que estão em busca de uma cura para a infecção. Nesta jornada Joel e Ellie tem de se defender de criaturas infectadas (similares a zumbis, mas não são zumbis) em grande maioria seres humanos, que estão infectadas com o fungo “cordyceps”, no cenário os protagonistas também precisam se proteger de bandidos, outros grupos de resistência que tentam reorganizar a sociedade de acordo com as suas ideias, além de grupos de canibais humanos hostis, usando armas de fogo e técnicas de combate. O mundo está devastado, e os recursos devem ser encontrados em meio às explorações na devastação das selvas de pedra.

The Last of Us 2 foi lançado em junho de 2020, e os eventos do cenário ocorrem cinco anos após os eventos do primeiro jogo e cerca de 25 anos após o surto de Cordyceps. Ellie, agora como protagonista, tem 19 anos de idade, e Joel com os seus cinquenta anos. A história será dividida em quatro capítulos sazonais, começando em Jackson, Wyoming, durante os meses de inverno. O par, tendo se estabelecido em assentamento de Tommy (irmão de Joel), vivem em relativa paz dentro da próspera comunidade. Enquanto estava lá, Ellie conseguiu até fazer amizades com Dina e Jesse. No entanto, os sobreviventes enfrentam ameaças constantes de infectados e outros sobreviventes hostis.

Quando um evento trágico atrapalha a tranquilidade de sua vida, Ellie embarca em uma jornada em busca de vingança para realizar justiça contra um culto misterioso e perigoso conhecido como Serafitas. Ao caçar os responsáveis um a um (é aqui que Abby surge), ela é confrontada com as conseqüências físicas e emocionais traumatizantes de suas ações. Ellie é alimentada pelo ódio, que será um tema importante na história. O jogo em grande parte é ambientado em Seattle, Washington. 

O que é o Cordyceps?

Cordyceps (Ophiocordyceps Sinensis) é um tipo de fungo que ataca principalmente formigas e outros artrópodes, agindo como parasita e manipulando o hospedeiro para que ele aja de forma que possa espalhar seus esporos. Basicamente, quando uma formiga é infectada, por exemplo, o fungo vai crescendo dentro do corpo dela e chega até o cérebro, fazendo com que ela suba até um ponto mais alto e a matando. Depois de um tempo, começam a surgir cogumelos, que saem do corpo morto e espalham esporos que caem nas formigas que estão embaixo, recomeçando todo o ciclo. Em The Last of Us o fungo afeta os demais seres vivos, especialmente os humanos. 

AVISO

As informações são poucas, para evitar spoilers do jogo. “Mas Lima, tem gente ainda para levar spoilers a essa altura?” Tem sim, o Tio Lipe tá com medo de levar spoilers do The Last of Us 1.

Regras para Ambientação

O sistema escolhido é o Fate Básico/Acelerado que é o queridinho da casa, como vocês já sabem. “Já deveria sair para o Condensado”, é poderia, mas como aqui sempre prezamos pela acessibilidade, vamos trabalhar com as versões que temos em português. Em um futuro quando o Condensado se tornar realidade em nosso idioma, revisitaremos esse texto. Nesta adaptação não vai haver modificação nas regras básicas do Fate, seja ele básico ou acelerado, as perícias vão se manter as mesmas e as abordagens também. A proposta é apresentar algumas sugestões de regras extras para tentar emular o cenário de The Last of US.

Os jogadores podem criar os personagens seguindo as regras básicas do sistema, mas tendo em mente que eles fazem parte de um grupo de sobreviventes, e podem fazer parte de qualquer um dos grupos envolvidos na trama do cenário: Vagalumes, contrabandistas, WLF, Fedra, Serafitas, Jackson ou qualquer outro grupo que se deseje criar. E podendo até encaixar esses grupos em outros países e localidades mais específicas para facilitar o conhecimento do narrador e dos jogadores, por exemplo: a cidade onde o grupo reside.

Infecção do Cordyceps

Os personagens estarão há todo momento em ambientes hostis, podendo se deparar com um grupo de corredores, estaladores, e quem sabe até, um baiacu. E desses embates, os personagens podem ser mordidos, inalar os esporos do cordyceps ou mesmo morrerem devorados. Quando um personagem é infectado, seja por meio de mordidas ou inalação de esporos, ele tem 48 horas antes de se transformar em um corredor. E como vamos emular isso no sistema? Primeiramente, o jogador infectado vai escrever na sua ficha uma consequência severa chamada “calafrios constantes” e renomear um dos seus aspectos para “infectado”, que não seja o conceito ou dificuldade, para um aspecto que indique sua condição de infectado.

Após isso o personagem tem quatro caixas de estresses para representar o avanço da infecção, cada caixa representa um período de doze horas, após marcar todas as quatro caixas o personagem vai começar a transformação, e é chegada a hora do grupo tomar uma atitude.

Exemplo: Antony foi mordido por um estalador, mas “conseguiu sair com vida”, seus amigos sabem que mais cedo ou mais tarde terão que tomar uma decisão, mas ele acha que ainda pode ajudar. Então escreve uma consequência severa “calafrios constantes”, e renomeia um dos seus aspectos para “infectado”. Agora Antony tem quatro caixas de estresse para controlar a infecção, e a cada doze horas ele tem que marcar uma, quando preencher as quatro, começa a sua transformação.

Ataque Furtivo

Uma das características do jogo é o ataque furtivo que causa uma morte rápida e silenciosa nos inimigos. O ataque furtivo só pode ser aplicado em inimigos de tamanho médio ou menor. Trôpegos e Baiacus não sofrem este tipo de ataque. Nesta proposta, o ataque furtivo é um duelo entre a furtividade (sorrateiro) contra a percepção (cuidadoso) do alvo em uma melhor de três.

Exemplo: Joel está investigando uma farmácia abandonada, e encontra com um grupo de corredores, um está próximo o suficiente para ele tentar um ataque furtivo, então ele começa um duelo de melhor de três contra o corredor mais próximo. Joel vence as duas primeiras rolagens, então ele consegue se aproximar silenciosamente e derrotar o inimigo sem fazer barulho. Agora ele está pronto para tentar o próximo. Caso o personagem seja bem sucedido no ataque furtivo, não há necessidade de fazer rolagens de ataque e defesa para saber o destino do oponente, se ele foi surpreendido, ele está indefeso. 

 

Exploração

Os grupos precisam se arriscar em busca de recursos, seja uma peça para consertar um carro ou gasolina para fazer um gerador funcionar. Esses equipamentos fazem parte de uma missão, e provavelmente os personagens já sabem onde buscar. Mas durante o caminho é sempre bom dá uma olhada nas prédios abandonados em busca de comida, munição ou peças de reparos para as suas armas ou para fazer armas improvisadas. 

Cada personagem pode explorar um cômodo de um edifício, depois de explorado, mesmo que outro personagem entre no local e faça um teste de exploração, o cômodo não tem mais nada para fornecer ao grupo. O teste de explorar é uma rolagem de investigar (Fate Básico) ou cuidadoso (Fate Acelerado) e os resultados da rolagem seguem a tabela abaixo:


Role 4df + perícia ou abordagem

-2 

O grupo cai em uma área de esporos com muitos inimigos e um trôpego ou um baiacu (mesmo se apenas um jogador tiver essa rolagem).

-1 

O grupo não acha mais nada em todo esse edifício, mas encontra um grupo de corredores, espreitadores ou estaladores (mesmo se apenas um jogador tiver essa rolagem).

+0 ou +1

Não encontra nada.

+2

O personagem ganha um impulso para a próxima rolagem de explorar.

+3

O personagem encontra 1 item (ou limpar as caixas de estresse de um item que tem na mochila).

+4

O personagem encontra 1 mesa de melhorias (ou limpa as caixas de estresse de dois itens que tem na mochila)


Mochila (Recursos)

A mochila de um sobrevivente tem 8 espaços, itens pequenos ocupam 1 espaço, itens médios 2 espaços e itens grandes 3 espaços. Cada item na mochila tem 02 caixas de estresse de recarga, cada vez que o personagem precisa usar um item da mochila ele risca uma caixa de estresse, quando as duas caixas de estresses são preenchidas o item acabou. As caixas de estresse dos itens da mochila só são zeradas quando os personagens encontram itens na exploração.

Exemplo 01: Dina está organizando sua mochila para a viagem a Seattle, ela tem 8 espaços, logo ela coloca um kit de ração (pequeno), uma pistola (médio), uma caixa de munição para pistola (pequeno), um kit de primeiros socorros (médio) e um binóculo (médio). Ocupando os oito espaços da mochila.

Exemplo 02: Abby tem na mochila uma caixa de balas de rifles, e ela precisou recarregar seu rifle, logo ela risca uma das caixas de estresses das balas do seu rifle. Se ela precisar recarregar mais uma vez, ela vai marcar a última caixa de estresse e suas balas acabaram, e precisará procurar mais balas na cidade.

Recarga

Nesta proposta não vamos ficar fazendo contagem de munição gasta, mas a capacidade de munição de cada arma será controlada pelas caixas de estresses que cada uma possui. Quando o personagem fizer ataques com a arma, caso ele acerte, não marca a caixa de estresse. No caso de um erro, o personagem marca uma caixa de estresse de recarga. Se chegar a marcar todas as caixas de estresse de recarga da arma, é necessário fazer um recarga na próxima ação. Quando a cena acaba as caixas de estresse de recarga são zeradas se houver recursos na mochila. Mas as de recursos na mochila permanecem do jeito que estão, após os ajustes de recarga.

Exemplo: Ellie está atirando com a escopeta que tem duas caixas de estresse de recarga, ela erra o primeiro tiro, e marca uma caixa de recarga, na próxima ação, ela dá um segundo tiro e erra novamente o alvo, e marca a segunda caixa. Então ela precisa gastar uma ação para recarregar a arma com as munições que estão dentro da mochila. E não esqueça de marcar a caixa de estresse dos itens na mochila.

Armas

Arco: Um companheiro para todas as horas, principalmente naquelas em que você quer ser sorrateiro e silencioso. O arco é uma arma extremamente eficiente tanto contra humanos quanto infectados. Basta uma flecha certeira na cabeça para derrubar a maioria dos inimigos sem causar alardes. Quando o jogador é bem sucedido em um tiro de arco com estilo, ele pode optar por a) dá um segundo tiro de arco ou b) causar uma caixa extra de estresse. O Arco tem três caixas de estresses de recarga.

Besta: uma arma a distância silenciosa e muito precisa, essencial em um universo pós-apocalíptico. A besta causa uma caixa de estresse extra de dano quando o atirador tem um sucesso com estilo. A besta tem uma caixa de recarga de estresse.

Granada de mão: explosivo de arremesso a curta distância, só podendo ser arremessado da curta para a média distância (uma zona), causa duas caixas de estresse extra em todos os personagens jogadores ou não jogadores dentro da zona de explosão.

Metralhadora: uma arma pesada de ataque, podendo disparar várias rajadas de tiros, mas nada silenciosa. Ótima para combates de curta e média distância, tem uma ótima cadência de tiro, com um sucesso com estilo o atirador pode dá um segundo tiro no mesmo alvo em uma rodada. A metralhadora causa uma caixa extra de estresse de dano e tem cinco caixas de estresse de recarga.  

Pistola: A peça básica de qualquer sobrevivente; é sempre bom ter uma dessas por perto em um mundo pós-apocalíptico. Tem ótima cadência de tiros e é a arma com o menor tempo de recarregamento. É possível acoplar um silenciador caseiro em seu bocal. O personagem quando consegue um sucesso com estilo, pode dar um segundo tiro na mesma rodada, e a pistola tem cinco caixas de estresses de recarga.

Revolver: Outra arma básica, que perde um pouco de cadência de tiro e velocidade de recarga para ganhar mais dano. Também é um bom companheiro para combates a curtas distâncias. Causa uma caixa de estresse extra em ataques a curta distância, o revólver tem duas caixas de estresse de recarga.

Rifle: Quando a ideia é se manter longe, o rifle é a melhor opção. É uma arma com alto dano, cujo impacto da bala pode desmembrar humanos e infectados. Quando usado com a lente de zoom, permite que o atirador se posicione a uma distância segura de seu alvo, mas é importante levar em consideração a queda do projétil durante o trajeto. Causa uma caixa de estresse extra de dano, podendo causar duas caixas de estresse extra quando o personagem tem um sucesso com estilo. O rifle tem uma caixa de estresse de recarga.

Escopeta: Se o seu negócio é causar a maior quantidade de dano possível, você precisa usar a escopeta. Também conhecida como 12, essa arma de grosso calibre é capaz de destroçar inimigos e causar um belo estrago. Causa duas caixa de estresse extra de dano a curta distância. A escopeta tem duas caixas de estresse de recarga.

Melhorias

Tal como no jogo eletrônico os personagens podem fazer algumas melhorias nas suas armas, equipamentos e até fabricar itens. Para tal, o grupo precisa encontrar um mesa de trabalho nas explorações. E para não ficarmos contando itens, vamos emular os itens necessários para as melhorias com os pontos de destino. Melhorias permanentes, por exemplo um silenciador na pistola, são feitas ao custo de um ponto de destino permanente, e viram uma façanha: “pistola com silenciador”. Melhorias temporárias por exemplo, fazer um molotov ou um kit de primeiros socorros são feitas ao custo de um ponto de destino temporário, que é recuperado na próxima sessão de jogo.

Exemplo: Ellie está explorando uma casa e encontra uma mesa de trabalho na garagem com várias ferramentas e peças de reposição. Ela decide fazer um silenciador para a sua pistola, logo ela gasta um ponto de destino permanente, diminuindo a sua recarga de 3 para 2, e acrescenta a façanha “pistola com silenciador”. Ela também decide fazer um molotov para enfrentar um trôpego na entrada dos esgotos, ela gasta um ponto de destino, que será recuperado na próxima sessão. O jogador deve ficar atento aos espaços na mochila.

DESAFIOS

Corredores

Os Corredores são inimigos que estão no primeiro estágio da infecção pelo Cordyceps, fase que se inicia após um ou dois dias de exposição. Nesse nível, o infectado tem grande aumento de irritabilidade e hostilidade em relação aos outros, mas pode ser facilmente derrotado com tiros, golpes de armas brancas e outros ataques simples. Diferentemente de outros inimigos, ainda têm visão, mas bem turva. Sua aparência é próxima da de um ser humano.

Regular (+1): correr e morder;

Ruim (-1): visão turva e perceber.

Estresse: 1 caixa para cada corredor em cena.

Espreitadores

Espreitadores são o segundo estágio da infecção. Assim como os Corredores, ainda preservam a visão, mas são muito mais perigosos e rápidos, fazendo pouquíssimo barulho quando se movimentam, aproximando-se de suas vítimas e se escondendo em cantos escuros. Esse estágio pode se desenvolver entre uma semana e um mês após o contágio.

Razoável (+2): correr, agarrar e esconder-se;

Regular (+1): morder e furtividade;

Ruim (-1): visão e perceber.

Estresse: 2 caixas para cada espreitador em cena.

Estaladores

Os infectados no terceiro estágio são conhecidos como estaladores. Para alcançar esse nível, a contaminação deve passar de um ano, e, por conta dessa exposição prolongada, eles têm uma força que supera significativamente a média humana. Como os fungos ocupam quase o rosto inteiro desses seres, eles já perderam completamente a visão, então se movimentam por ecolocalização com ruídos que parecem estalos — por isso o nome.

Bom (+3): lutar e agarrar;

Razoável (+2): perceber e morder;

Regular (+1): furtividade e correr;

Terrível (-2): visão.

Estresse: 3 caixas para cada estalador em cena.

Trôpegos

Os Trôpegos têm esse nome por se movimentarem de uma maneira estranha, parecendo que estão sempre prestes a cair, o que se deve ao peso dos aglomerados de pústulas que têm nas costas. Esses inimigos pulverizam um ácido gasoso e mesmo após derrotados oferecem muito perigo, pois explodem violentamente, jogando essa substância corrosiva no ar.

Ótimo (+4): spray de ácido;

Bom (+3): lutar e agarrar;

Razoável (+2): morder;

Regular (+1): perceber e furtividade;

Ruim (-1): correr e visão.

Estresse: 4 caixas de estresse


Baiacus

Os Baiacus são o último e mais poderoso estágio do Cordyceps, podendo levar anos para atingirem esse estado. Eles são cobertos por fungos grossos que atuam efetivamente como armaduras que os protegem de golpes e tiros, mas geram uma desvantagem por conta do peso, que os deixa bem lentos. Os Baiacus são extremamente fortes e conseguem rasgar uma pessoa ao meio facilmente, além de terem um ataque de longa distância, arremessando pedaços de sua carapaça que liberam toxinas.

Excepcional (+5): arremessar (uma caixa de estresse de dano extra);

Ótimo (+4): defender (reduz uma caixa de estresse de dano), lutar e agarrar;

Bom (+3): Morder;

Razoável (+2): perceber;

Terrível (-2): correr e furtividade.

Estresse: 5 caixas de estresse.

Lobos (WLF)

A Frente de Libertação de Washington (Washington Liberation Front, em inglês) é informalmente chamada de Lobos por conta de sua sigla, WLF, que parece a palavra em inglês wolf. É uma organização militante em The Last of Us Part II. Ao longo dos anos, eles se tornam xenófobos, confiando apenas uns nos outros e agindo hostilmente com estrangeiros.

Razoável (+2): furtividade e atirar;

Regular (+1): lutar e correr;

Ruim (-1): perceber.

Estresse: 1 caixa para cada membro do grupo em cena.

Serafitas

Um culto nas ruas de Seattle que praticam uma forma de sacrifício ritualístico em nome de uma mártir. Onde penduraram suas vítimas pelo pescoço e abrindo-as, dizendo que estão “em comunhão com o pecado”. Eles também chamam os infectados de demônios e têm cicatrizes nas bochechas. Os Serafitas são sorrateiros e usam os arranha-céus da cidade para se movimentar longe dos olhos de todos que estão no chão.

Bom (+3): furtividade e enganar;

Razoável (+2) perceber

Regular (+1): atirar e correr;

Ruim (-1): lutar.

Estresse: 1 caixa para cada membro do grupo em cena.

Traficantes/Contrabandistas

Vários grupos optaram pelo tráfico e contrabando, que vai desde itens raríssimos de extrema necessidade em um mundo pós-apocalíptico, como também de pessoas para serem mantidas em regime de escravidão para ditadores regionais. Esses grupos são tão perigosos quantos os infectados.

Bom (+3): furtividade, atirar e esconder

Razoável (+2): lutar e perceber;

Regular (+1): enganar e correr;

Ruim (-1): negociar.

Estresse: 1 caixa para cada membro do grupo em cena.

Mercenários

Grupos mercenários levam a vida fazendo assaltos, escoltas e eliminando líderes e possíveis empecilhos aos grupos que possam pagar pelos seus serviços.

Ótimo (+4): furtividade.

Bom (+3): atirar e perceber;

Razoável (+2) negociar e esconder;

Regular (+1): correr;

Ruim (-1): lutar.

Estresse: 1 caixa para cada membro do grupo em cena.

Conclusão

As pesquisas sobre The Last of Us foram feitas nos sites da Wiki The Last of Us e no Dossiê The Last of Us. Esta adaptação pode não atender os anseios dos mais preciosistas sobre o jogo, mas a ideia é tentar emular as particularidades do cenário usando o sistema Fate.

Até breve! Ah, e se curtiu, deixa um comentário, segue o site e compartilhe. Tudo isso ajuda a fortalecer o blog e nos incentiva a continuar.

😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário